APAVT assina protocolo inovador na área da saúde e medicina do viajante

Apavt LogoGo And Back

Comunicado de Imprensa, 4 de Outubro de 2013

APAVT ASSINA PROTOCOLO INOVADOR NA ÁREA DA SAÚDE E MEDICINA DO VIAJANTE


Lisboa, 4 de Outubro de 2013 – A Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo (APAVT) assinou ontem um protocolo de cooperação com a GO Healthcare, empresa especializada em saúde e medicina do viajante detentora da marca GOandBack, que irá permitir a todos os associados propor, em condições particularmente vantajosas, um apoio diferenciado a quem viaja, sobretudo para países tropicais e subtropicais, seja em trabalho ou lazer.

No âmbito deste protocolo, os associados da APAVT beneficiam de condições especiais de acesso ao vasto portefólio de serviços e produtos no domínio da saúde e medicina do viajante disponibilizados pela GO Healthcare, designadamente consultas ao viajante, serviços médicos e kits de viagem, entre outros.

De acordo com o consultor científico da GO Healthcare, João Luis Batista, reconhecido especialista em Medicina Tropical e Medicina do Viajante, «cerca de 50% dos viajantes em trabalho ou lazer que se deslocam para destinos subtropicais têm um problema de saúde, sendo que 15% chega mesmo a necessitar de assistência médica. Este facto tem atualmente ainda mais relevância em Portugal, na medida em que temos cada vez mais pessoas a emigrar, ou a deslocarem-se em trabalho para os PALOP. Os riscos para a saúde são evidentes se não forem tomadas medidas adicionais de prevenção».

Para o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, «a informação e os serviços na área da saúde do viajante são inegavelmente importantes para a nossa atividade, pelo que este protocolo, ao dotar os nossos associados de uma acrescida capacidade para prestar um ainda melhor serviço aos seus clientes, em condições muito especiais, constitui mais um benefício da condição de membros da APAVT».

«Por outro lado, acrescenta Pedro Costa Ferreira, o aumento das viagens para destinos como, por exemplo, Angola e Moçambique, sobretudo na área do corporate, que implicam muitas vezes deslocações para zonas não turísticas, com maior potencial de exposição a riscos para a saúde, torna este tipo de cuidados ainda mais relevantes e oportunos».

Quer agentes de viagens como operadores turísticos têm, efetivamente, uma responsabilidade importante na salvaguarda da saúde dos viajantes, sendo do seu interesse que o viajante tenha o mínimo de problemas na viagem ou na estadia no estrangeiro. Neste contexto, o contacto com o viajante, antes da viagem, proporciona uma oportunidade única para o informar e aconselhar sobre a situação específica de cada país a visitar em trabalho ou lazer.

Com este protocolo, os associados têm, por um lado, condições comerciais na aquisição dos produtos e serviços que a GOandBACK tem para o viajante, e por outro, a capacidade de proporcionar também aos viajantes descontos especiais na aquisição dos mesmos produtos e serviços.

Fundamentalmente e no âmbito deste protocolo, os serviços desenhados para a GOandBACK pelo especialista em Medicina Tropical, João Luis Batista com mais de 30 anos de experiência e especialização nesta área, vão ser assegurados por uma equipa de médicos e enfermeiros especializados em medicina tropical sob a sua coordenação.

As principais áreas protocoladas são:

Consultas do Viajante e outros Serviços Médicos: irão proporcionar um acesso rápido a um conjunto de especialistas para marcação de consultas e informação especializada na área da medicina do viajante/tropical, prestando um aconselhamento personalizado e individualizado.

Formação Especializada na área da Saúde do Viajante: pela eminente necessidade de preparar o viajante, grupos de viajantes ou corpo clínico das empresas, com informação e conhecimentos essenciais a uma viagem mais segura, nomeadamente para destinos tropicais e subtropicais.

Portefólio alargado de Produtos para o Viajante, com destaque para os KITs médicos de viagem especificamente desenvolvidos para destinos tropicais ou subtropicais como por exemplo Angola e Moçambique.

Para mais informações, por favor contatar:

APAVT: Paulo Brehm – 91 8590827
GOandBACK – Filinto Silva - 918 074 012

Sobre a GOandBACK:

A GOandBACK é uma marca da GO HEALTHCARE, especializada na saúde do viajante. Disponibiliza um conjunto de produtos e serviços médicos dirigidos ao viajante no sentido de proporcionar uma viagem mais segura.
A GOandBACK foi criada para dar resposta às necessidades actuais do viajante em matéria de saúde, assim como, ir ao encontro das obrigações legais (Artº127 do Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro) que o empregador deve ter quando coloca um colaborador a trabalhar temporariamente noutro local. Esta responsabilidade do empregador deve proceder à identificação dos perigos, à avaliação de riscos e sua integração na actividade da empresa, combatendo os riscos na origem, por forma a eliminar ou reduzir a exposição e aumentar os níveis de protecção.
Para dar resposta a todas as questões que se colocam, a GOandBACK pretende ser uma marca de referência, especialista na saúde do indivíduo/profissional em risco em viagem. Nesse sentido, os serviços médicos da GOandBACK proporcionam o acesso rápido a um conjunto de especialistas, na área da medicina do viajante/tropical, prestando um aconselhamento personalizado e individualizado.
A GOandBACK desenvolveu igualmente um centro de excelência ao nível da formação especializada na área da saúde do viajante. Preparamos o viajante e/ou corpo clínico das empresas, com informação e conhecimentos essenciais a uma viagem segura.
A GOandBACK disponibiliza um portefólio alargado de produtos que permitem ao viajante levar a sua própria farmácia. KITs médicos de viagem adaptados às necessidades de vários países, destinos tropicais como Angola, Moçambique, Brasil e outros, exigem ao viajante ter uma farmácia adaptada, proporcionando uma viagem mais segura e cómoda.